IFAP: Linha de Crédito de Curto Prazo para a Agricultura, a Silvicultura e a Pecuária


O Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) emitiu a Carta Circular nº. 06/2007 em 26/12/2007, dando nota de que as novas orientações comunitárias para os auxílios estatais no sector agrícola e florestal para o período 2007-2013, impedem a continuidade do referido auxílio nos moldes em que está estabelecido. A sua continuidade depende da adaptação às regras do Regulamento (CE) Nº 1535/2007 da Comissão, relativo à aplicação dos artigos 87º e 88º do Tratado CE aos auxílios de minimis no sector da produção de produtos agrícolas, cujo prazo de aplicação se inicia em 1 de Janeiro de 2008.

Nesta conformidade e não tendo ainda sido definido em que termos se ajustará o auxílio, informa-se que a atribuição de bonificações de juros às operações de crédito de curto prazo enquadradas pelo Decreto-Lei nº 298/98, de 28 de Setembro e contratadas a partir de 1 de Janeiro de 2008, ficarão condicionadas à decisão que sobre esta matéria vier a ser tomada.

Agronoticias

Pão sobe como petróleo


Os preços do pão tiveram aumentos acentuados nos últimos anos, sendo depois dos combustíveis e do leite o produto com maior inflação. Após os 6,4% contabilizados no final de Novembro, a carcaça sofreu já este mês novas actualizações em algumas zonas do País, e a escalada de preços vai continuar em 2008, por força do agravamento dos custos de produção.
Mário Fernandes / J.V.
Correio da Manhã

Ministério da Agricultura redefine protocolos com agricultores

O movimento associativo de agricultores está em pé de guerra com o Ministério da Agricultura. Os responsáveis pelas confederações e associações acusam o Governo de estar a romper com protocolos estabelecidos nos últimos 12 anos, sem discutir ou avisar as confederações. “É um ataque violento a todo o movimento associativo relacionado com a agricultura”, saliente em comunicado a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Associações ligadas à CAP – Confederação de Agricultores de Portugal, que representa a maioria dos agrupamentos de agricultores portugueses, também sentem a pressão do Ministério da Agricultura. Mário Antunes, da Agrotejo, refere que “há efectivamente uma tentativa de minimizar o trabalho efectuado pelas associações”. Trabalho que, segundo ele, “tem sido fundamental para o desenvolvimento agrícola do país”.

O Mirante

Região Oeste afirma-se como pólo de atracção

Na região Oeste, de forte potencial turístico, onde a agricultura tem vindo a perder terreno, não se pretende que o turismo possa suplantar o sector primário.
A região Oeste, considerada um dos seis novos pólos de atracção turística de Portugal, quer manter a sua matriz predominantemente rural, apesar das ameaças que gravitam em torno da ocupação do solo pelos novos empreendimentos turísticos.
“Seria trágico para o turismo se deixássemos afundar o sector agrícola”, disse à Lusa o presidente da Região de Turismo do Oeste, António Carneiro, para quem “era muito mau se viéssemos a ter resorts com vinhas abandonadas à volta, o verde desaparecesse e tudo estivesse inculto”.
Nesta região de forte potencial turístico, onde a agricultura tem vindo a perder terreno, não se pretende que o turismo possa suplantar o sector primário: “o principal motivo de atracção da região é a paisagem rural”, recorda o responsável.

As beiras online

Pescas e vinho dominam último conselho de Agricultura

Os ministros da Agricultura e Pescas dos 27 reúnem-se entre segunda e quarta-feira, em Bruxelas, na habitual «maratona» para decidir as possibilidades de pesca, esperando ainda chegar a acordo político sobre a reforma do sector do vinho.

Diário Digital / Lusa

Lançamento do livro "Portugal Vitícola - O Grande Livro das Castas"

"Portugal Vitícola - O Grande Livro das Castas" vai ser lançado no próximo dia 19 de Dezembro, pelas 17h30, na Sala Ogival de Lisboa, da ViniPortugal - Terreiro do Paço.

Esta obra foi coordenada pelo Comendador Jorge Böhm, sob a chancela de Chaves Ferreira - Publicações S.A., tendo contado com o contributo de vários docentes do ISA.

O evento incluirá uma prova informal de algumas castas autóctones (Alvarinho, Arinto, Touriga Nacional, Aragonez, com explicações do Eng. Paulo Laureano e do autor, estando igualmente prevista música de Vitorino e Janita Salomé sobre o universo do vinho.

Quem estiver interessado em comparecer deverá confirmar a sua presença através do tel: 266 899 272 (Jorge Böhm/Teresa Roque)

Para ver o "Convite/Programa", clique aqui.

ALDA comemora 19 anos de luta

A Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA) celebrou, dia 2 de Dezembro, no Troviscal, concelho de Oliveira do Bairro, o seu 19.º aniversário.
Nesta iniciativa estiveram presentes 150 participantes (agricultores, técnicos e amigos da ALDA) de vários pontos do distrito de Aveiro. Pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA) esteve João Dinis, da Direcção Nacional.
No final da ocasião, Albino Silva, presidente da ALDA, sublinhou as «dificuldades» da agricultura em Portugal. «O futuro não é nada risonho, os problemas vão agravar-se. Esta nova reforma da Política Agrícola Comum (PAC) tudo aponta para um caminho muito difícil», afirmou, lembrando que também o movimento associativo «terá pela frente muitas dificuldades, porque as linhas políticas nacionais visam liquidar o movimento associativo e, em particular, a CNA e as suas associadas».

Jornal Avante

CDS pede demissão do ministro da Agricultura por "incapacidade, irresponsabilidade e incompetência"


O CDS-PP pediu hoje a demissão do ministro da Agricultura, Jaime Silva, por "incapacidade, irresponsabilidade e incompetência" para coordenar as políticas do Estado no sector.

Numa declaração política no plenário da Assembleia da República, o deputado do CDS-PP Abel Baptista recuperou o caso da exoneração, por parte do ministro, a 16 de Novembro, do director-geral dos Recursos Florestais, Francisco Castro Rego.

De acordo com Abel Baptista, Jaime Silva invocou para o fim desta comissão de serviço de Francisco Castro Rego "dificuldades verificadas na gestão", designadamente, por não ter sido informado atempadamente pelo director-geral da derrapagem de tempo e custos do programa de abate de pinheiros.
Lusa

Público.pt

Agricultura biológica junta ilhas


Madeira e Canárias juntaram-se, ontem, para discutir sobre a qualidade agro-alimentar. Em cima da mesa de trabalho está a proposta de criação de uma escola de agricultura biológica da Macaronésia. O director regional de Agricultura quer alargar estas reuniões a outras regiões ultraperiféricas de modo a fazer pressão junto das instâncias comunitárias para os seus problemas.

Teve ontem lugar na Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais a primeira reunião bilateral entre Madeira e Canáriassobre qualidade agro-alimentar. Esta consolidação para o desenvolvimento da agricultura e do comércio inter-ilhas, foi decidida aquando da visita em Outubro à Região da secretária da Agricultura das ilhas Canárias.
Marília Dantas

Jornal da Madeira

CNA: 11º Encontro Regional da Agricultura Familiar Alentejana


A agricultura familiar alentejana esteve em discussão e a Confederação Nacional de Agricultura defende que o novo Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR), deve conter apoios mais eficazes.


A Confederação Nacional de Agricultura esteve presente no 11º Encontro Regional da Agricultura Familiar Alentejana, defendendo que o Regime de Pagamento Único (RPU) deve acabar, que a proposta de reforma da Organização Comum de Mercadorias do vinho e que as novas Medidas Agro-Ambientais devem passar a ser um incentivo e não uma penalização.

Mário Eugénio, dirigente da CNA, defende que o novo Programa de Desenvolvimento Rural, “deve conter apoios mais eficazes aos jovens, pequenos e médios agricultores, como o acesso à terra e a garantia dos direitos do RPU”.

Teixeira Correia

Rádio Voz da Planície

UE: Parlamento Europeu vota sobre a OCM do vinho

O Parlamento Europeu vai debater hoje e votar amanhã sobre a proposta de regulamento relativa à organização comum do mercado (OCM) vitivinícola, com base num relatório elaborado pela comissão parlamentar da Agricultura. Os eurodeputados têm uma posição diferente da do executivo comunitário em relação a vários aspectos essenciais da reforma, opondo-se, por exemplo, à liberalização total dos direitos de plantação a partir de 2014 e à abolição dos apoios à destilação para álcool de boca.

AgroNotícias

Agricultores europeus e africanos levaram comissário do Comércio a "julgamento"


Os pequenos agricultores africanos e portugueses gostavam que a encenação fosse real. Dez pessoas tiveram a acusação a cargo, ninguém tratou da defesa, houve um juiz e a fotografia do réu Peter Mandelson, comissário do Comércio da UE.

Foi assim, de forma simbólica, que os pequenos agricultores consideraram Mandelson culpado dos problemas que os Acordos de Parceria Económica (APE, que Bruxelas já começou a assinar com os países africanos) podem representar, designadamente através da liberalização dos mercados entre a Europa e África. A sessão do Tribunal de Opinião Pública decorreu sexta-feira no Centro Cultural de Moscavide, organizado por diferentes organizações de agricultores de África e Europa.
Raquel Albuquerque

Público.pt

Escassez de biomassa inquieta sector


Depois da euforia com o lançamento do concurso para a construção de 15 novas centrais a biomassa florestal, o sector começa a desanimar. Seis dos resultados dos concursos que deveriam ter sido conhecidos até meados deste ano, tal como garantido pelo ministro da Economia, continuam sem ver a luz do dia.
Tânia Nascimento

Ambiente online

Algarve em risco de perder 5,6 M€ de fundos comunitários

O Algarve arrisca-se a desperdiçar cerca de cinco milhões de euros de fundos comunitários, se os investidores que se candidataram ao programa PROAlgarve não apresentarem justificativos das despesas nos próximos 12 dias, disse hoje à Lusa fonte da CCDR/Algarve.
Diário Digital / Lusa

Dinheiro Digital

Seminário sobre Agricultura Biológica

Local: Baixa da Banheira - Moita

Transmitir algumas noções sobre a forma de criar uma horta biológica é o principal objectivo do seminário de formação intitulado “Princípios Básicos de Agricultura Biológica – a Compostagem” que vai ter lugar no Auditório da Escola Básica 2,3 Mouzinho da Silveira, na Baixa da Banheira, no dia 4 de Dezembro, das 15:30h às 18:30h.

Rostos on-line