Um campo de dois hectares foi ontem semeado com girassóis na freguesia de Campolide, em Lisboa, no âmbito do projecto “O Campo na Cidade”.
A ideia de "trazer um pouco do campo de volta" à capital foi dada à autarquia pela Associação Nacional de Produtores de Cereais, Oleaginosas e Proteaginosas (ANPOC). “Eles queriam um canteiro e eu disse que lhes cedia um grande campo”, disse o vereador do Ambiente, José Sá Fernandes, citado hoje pelo “Jornal de Notícias”. “Indiquei três sítios e escolheram este, que tem a particularidade de estar dentro do corredor de Monsanto”.
A sementeira da Primavera/Verão começou ontem às 11h30 na Quinta do Zé Pinto, junto aos Jardins de Campolide, e contou com a presença do vereador do Ambiente.
O objectivo tem uma componente ambiental de "devolução de terra fértil à cidade, de coesão territorial e social". Além disso, pretende criar "um terreno bonito para as pessoas poderem passear", a "custo zero". Sá Fernandes referiu que o local servirá de passagem para quem usufruir dos percursos pedonais e cicláveis em construção na cidade.
“Como há quintas pedagógicas com animais, esta também é pedagógica, mas na vertente das plantas”, explicou Bernardo Albino, da direcção da Associação, ao “Jornal de Notícias”.
Segundo o jornal, os girassóis deverão ser colhidos em Agosto e depois serão transformados em óleo. No Outono será a vez de plantar trigo e aveia. A Câmara de Lisboa cede o terreno e a água para a rega.
O campo receberá visitas de estudo guiadas.
24.04.2009 - 09h41 Lusa, PÚBLICO.pt
hortabio.blogspot.com
Uma Semana nos Rios Concord e Merrimack
Há 5 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário