Campo de girassóis com dois hectares nasce no coração de Lisboa

Um campo de dois hectares foi ontem semeado com girassóis na freguesia de Campolide, em Lisboa, no âmbito do projecto “O Campo na Cidade”.

A ideia de "trazer um pouco do campo de volta" à capital foi dada à autarquia pela Associação Nacional de Produtores de Cereais, Oleaginosas e Proteaginosas (ANPOC). “Eles queriam um canteiro e eu disse que lhes cedia um grande campo”, disse o vereador do Ambiente, José Sá Fernandes, citado hoje pelo “Jornal de Notícias”. “Indiquei três sítios e escolheram este, que tem a particularidade de estar dentro do corredor de Monsanto”.

A sementeira da Primavera/Verão começou ontem às 11h30 na Quinta do Zé Pinto, junto aos Jardins de Campolide, e contou com a presença do vereador do Ambiente.

O objectivo tem uma componente ambiental de "devolução de terra fértil à cidade, de coesão territorial e social". Além disso, pretende criar "um terreno bonito para as pessoas poderem passear", a "custo zero". Sá Fernandes referiu que o local servirá de passagem para quem usufruir dos percursos pedonais e cicláveis em construção na cidade.

“Como há quintas pedagógicas com animais, esta também é pedagógica, mas na vertente das plantas”, explicou Bernardo Albino, da direcção da Associação, ao “Jornal de Notícias”.

Segundo o jornal, os girassóis deverão ser colhidos em Agosto e depois serão transformados em óleo. No Outono será a vez de plantar trigo e aveia. A Câmara de Lisboa cede o terreno e a água para a rega.

O campo receberá visitas de estudo guiadas.
24.04.2009 - 09h41 Lusa, PÚBLICO.pt
hortabio.blogspot.com

Sem comentários: