“Preços das culturas agrícolas vão continuar mais altos do que antecipámos”

A actual alta dos preços das matérias-primas agrícolas nem é inédita nem é a única causa para a subida do custo dos alimentos. E os biombustíveis são apenas mais um factor nesta conjuntura, defende Abdolreza Abbassian, economista da FAO. Mas esta escalada promete continuar nos próximos tempos

Nos anos 70 e 90, o mundo assistiu a um aumento semelhante ao actual dos preços das culturas agrícolas, diz o responsável pelo Grupo de Cereais da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla inglesa), Abdolreza Abbassian. Este responsável, de nacionalidade iraniana, e que trabalhou na OCDE (entre 1983 e 85) e no FMI (entre 1987 e 90) antes de chegar à FAO há 18 anos, fala em pânico dos mercados, referindo que as explicações para a situação têm tanto de económicas como de psicológicas.

O certo é que 2007 foi um ano de curvas ascendentes. O preço do trigo, passou de 200 dólares em Maio para 400 em Setembro, o dobro da média dos últimos 25 anos. O milho acabou o ano a situar-se 50 por cento acima da média em 2006. O mesmo, com maior ou menor intensidade, aconteceu com os outros cereais.

Más colheitas devido a razões meteorológicas, baixos “stocks” e uma procura crescente explicam em parte este problema. Que acabou por se reflectir nos preços da alimentação, apesar da produção ter aumentado.

Um importante dado desta equação está na China e na Índia, onde parte da população começou a viver mais desafogadamente, permitindo-se luxos antes longínquos como a carne. Este consumo crescente e agora mais alargado, que também ocorre em outros países em desenvolvimento, exige cada vez mais a produção de rações animais, feitas à base de cereais.

Ana Fernandes

Público.pt

4 comentários:

Ponto Verde disse...

Os biocombustiveis começam a fazer estragos.

segurelha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SBTVD disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the SBTVD, I hope you enjoy. The address is http://sbtvd.blogspot.com. A hug.

CrisB disse...

Sinto a falta de tão preciosa informação.
Venho de vez em quando até aqui à procura de novidades, mas não tem havido.
Até breve
Cris