Os ministros da agricultura da União Europeia (UE) reuniram-se ontem para redefinir o regime da distribuição do leite nas escolas e a venda de leite e produtos lácteos.
Segundo noticia o “Rapid” – edição da representação em Portugal da Comissão Europeia – o conjunto das medidas discutidas e aprovadas na reunião servem o objectivo de “melhorar a gestão do sector do leite e dos produtos lácteos, nomeadamente um importante aperfeiçoamento do regime da distribuição de leite nas escolas”.
Vai ser fixada uma taxa de ajuda única para todas as categorias do leite que é distribuído nas escolas. A taxa salienta a preocupação da UE em relação à importância do consumo de leite com baixo teor de gordura pelas crianças em idade escolar. A medida vai no sentido de incentivar as crianças a praticar uma alimentação mais saudável numa altura em que a obesidade infantil é uma realidade a combater.
A ajuda fixada é de 18,15 euros/100 kg para todas as categorias de leite e as escolas vão poder escolher o leite que vai ser distribuído às crianças.
Quanto ao mercado do sector do leite e dos produtos lácteos, este vai ter uma organização comum mais simplificada. Continuam a existir as categorias meio gordo, gordo e magro, mas vai ser permitida a venda a retalho de leite com outros teores de matéria gorda, desde que estes estejam devidamente indicados nas embalagens.
Região Sul
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário