Apostar na modernização da Agricultura

Tive a oportunidade de debater em Beja, na Escola Superior de Educação, a Agenda de Lisboa. Procurei enquadrar o seu desenvolvimento, em articulação com aspectos essenciais e inovadores no plano europeu, nomeadamente na área agrícola, no domínio da educação, no campo social e no enquadramento global do processo de desenvolvimento europeu. Os domínios tecnológicos e da inovação empresarial já tinham sido suficientemente explorados por outros intervenientes.
No plano agrícola, a grande novidade é a apresentação por Luís Capoulas Santos, em nome dos euro deputados socialistas, das linhas estratégicas para uma Nova Política Agrícola Comum. Esta nova e oportuna proposta será certamente uma boa base de negociação no âmbito do Parlamento Europeu e poderá influenciar decisivamente as futuras posições do conjunto das instituições europeias e dos Executivos dos Estados membros.
Claro que é preciso reforçar a aposta numa agricultura moderna e competitiva, diversificada e durável. Assim como é necessário, neste período de forte impacto da diversificação energética sobre alguns preços de produtos da agricultura, nomeadamente dos cereais, ter em conta a necessidade de garantir a segurança alimentar, quando as explorações pecuárias, em diversos Estados membros, vão vendo a sua viabilidade económica drasticamente posta em causa. Como é também imprescindível que a nova Política Agrícola Comum respeite os constrangimentos ambientais, por razões económicas, sociais, de qualidade de vida e até climatéricas.
Aznar reincide na falsificação da verdade, num assunto gravíssimo. Tentou ganhar as eleições que o vieram a afastar do poder, atribuindo à ETA o atentado de Atocha, que os tribunais provaram, sem a menor dúvida, ter outros autores e responsáveis. Hoje insiste na falsidade, quando a actual Direcção do PP espanhol já se rendeu à evidência, estando cabalmente demonstradas as mentiras conspirativas que envolveram essa tentativa de gigantesca fraude política.

Joel Hasse Ferreira
Deputado socialista ao Parlamento Europeu

O Primeiro de Janeiro

Sem comentários: