ONU propõe ajudas financeiras aos agricultores para aumentarem práticas ecológicas

Esta é uma das conclusões do relatório anual da FAO sobre o estado mundial da agricultura e alimentação de 2007, apresentado hoje em Roma, Itália.

No documento, o organismo das Nações Unidas (ONU) lembra que a agricultura «emprega mais pessoas e consome mais terra e água do que qualquer outra actividade humana» e que «pode causar a degradação dos solos, dos recursos hídricos, do ar e dos recursos biológicos. Mas também pode melhorá-los».

Para a FAO, essa diferença «depende das decisões que tomam os mais de dois mil milhões de pessoas que dependem directamente da agricultura, da pecuária, da pesca ou da exploração das florestas».

O relatório lembra que os agricultores são os principais gestores dos recursos naturais do mundo, explorando cerca de cinco mil milhões de hectares da superfície total, de 13 mil milhões de hectares.

Para que sejam alcançados melhores resultados ambientais, sublinha o organismo, é «essencial que os agricultores contem com os incentivos adequados».

«O pagamento por serviços ambientais pode ser um mecanismo útil para aumentar os incentivos à utilização de práticas agrícolas adequadas, bem como para compensar a poluição gerada por outros sectores», indica o documento.

Lusa/SOL

Sem comentários: